Espaços de Educação não-formal e a sua importância no desenvolvimento integral infantil

O processo educativo é um ato complexo, que é vivenciado nos mais variados espaços e com finalidades diversas. A educação pode ser classificada em três tipos: i) educação informal; ii) educação formal; e iii) educação não formal.

A educação informal é uma educação difusa, que vivencia-se na família, na rua, através dos meios de comunicação e na interação com os amigos. Desse modo, não possui um método pré-determinado para a transmissão do conhecimento e nem uma intencionalidade expressa. É uma educação que não é desenvolvida por um profissional exclusivamente voltado a transmissão desse conhecimento, não ocorre em um horário fixo e nem em um espaço diferenciado.

Já a Educação Formal é promovida por profissionais previamente capacitados que seguem uma intencionalidade no compartilhamento de informações; ocorre em um espaço arquitetônico que está regulamentado por lei e segue uma carga horária pré-determinada e fixa; busca-se uma certificação que comprova a aquisição do conhecimento para a progressão de níveis. A Educação Formal acontece em espaços normatizados como escolas, faculdades, entre outros.

A partir da segunda metade do séc. XX, ganhou força e reconhecimento de uma outra dimensão do processo educativo, vivenciado em espaços extramuros escolares e cujo conteúdo não é sistematizado pelo estado, denominado Educação Não Formal.

Os espaços que promovem a educação não formal ocorrem em paralelo à escola, são associações comunitárias, Organizações da Sociedade Civil – OSCs, espaços de movimentos sociais, sindicatos, museus e etc. O conteúdo abordado em espaços educativos não formais é mais fluido e decidido coletivamente; busca-se abordar temas que estejam diretamente ligados à realidade dos indivíduos envolvidos e que possam contribuir na sua formação de sujeitos sociais, autônomos, habilitados a problematizar a realidade ressignificando e transformando-a.

Na educação não formal, as atividades acontecem em ambientes e situações interativas construídas coletivamente, sendo uma educação complementar, tendo a intencionalidade na ação no ato de participar, de aprender e de transmitir ou trocar saberes. É considerada uma complementação da educação formal, mas de maneira diferenciada, sem estar interligada com a obrigatoriedade do ensino. Percebe-se que a educação não formal é desenvolvida por entidades que se preocupam com o bem-estar social, […] que buscam promover a redução das desigualdades sociais e transformação social dirigida à formação humana. (LOPES, LEANDRO, BOMFIM E DIAS, 2017, p. 7211)

O IRL, nesse contexto, se caracteriza como uma Organização da Sociedade Civil que existe como ambiente de Educação não Formal, e que objetiva a aprendizagem de conteúdos que buscam a promoção do desenvolvimento humano do público atendido, portanto, conteúdos relacionados à realidade das crianças, adolescentes e suas famílias.

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